fbpx

Práticas sustentáveis que geram economia para o condomínio

Confira 6 ações simples que irão ajudar o planeta e também reduzir os gastos do condomínio onde você mora ou trabalha.
praticas sustentáveis no condomínio

sustentabilidade deveria ser uma preocupação constante de todos, inclusive de quem mora em condomínio. Enquanto as condições em que deixaremos o planeta para as próximas gerações é uma dúvida que aflige boa parte dos moradores, outros parecem nem se importar. É aí que começam os atritos e discussões durante as assembleias. 

Para conseguir dar a volta em situações como essa, é interessante mostrar aos moradores que, além de ajudar o planeta, as práticas sustentáveis geram economia para o condomínio. E, nos dias atuais, quem não gosta de economizar, não é mesmo?

Então, se você quer inserir práticas sustentáveis no edifício onde mora ou trabalha, continue conosco para conhecer algumas ações simples que já estão sendo aplicadas em muitos condomínios. Boa leitura!

1. Consumo consciente de água

É comum em muitos condomínios os apartamentos pagarem o mesmo valor de água, independentemente do consumo. Isso acontece porque o prédio tem apenas um medidor e o valor é dividido igualmente. 

Como forma de ajudar a diminuir o consumo, uma sugestão que pode ser discutida em assembleia é a instalação de hidrômetros individuais. Desta forma, cada morador pagará pelo seu consumo e isso ajudará a reduzir o desperdício.

2. Instalação de lâmpadas LED

As lâmpadas LED são bem mais econômicas que as comuns, tanto em gasto de energia elétrica quanto em trocas e manutenções. Elas têm duração de cerca de 5 anos e isso, a longo prazo, trará grande economia para o condomínio. 

3. Uso de escadas ao invés de elevadores

Os elevadores são essenciais nos condomínios. Além de ajudar na locomoção de pessoas com mobilidade reduzida, eles são necessários para o transporte de mercadorias pesadas.

Entretanto, nem sempre é preciso utilizá-los, você não concorda? Essa é uma prática sustentável que deve ser incentivada pelo síndico nos condomínios. Comece conversando com as pessoas sobre a redução no consumo de energia elétrica que se pode conseguir diminuindo o número de viagens de elevador.

Se o condomínio possui mais de um elevador, outra boa ideia é desligar um deles em horários de menor movimento, como as madrugadas. 

4. Instalação de sensores de presença

Os sensores de presença também representam uma boa economia na conta de energia elétrica. Aliás, são raros os condomínios onde as teclas para acionar as lâmpadas ainda existem. Se esse for o caso onde você mora ou trabalha, sugira a troca. 

5. Plantas que precisam de menos água

Toda economia é válida, certo? Então, na próxima troca de plantas no jardim, opte por aquelas que necessitem de menos manutenção e menor quantidade de água, como os cactos, as suculentas e as palmeiras.

6. Coleta seletiva e reciclagem de lixo

Você já parou para pensar que não existe essa de “jogar o lixo fora”? O planeta é um só e todos os resíduos gerados ficarão nele por longos anos. Por isso, implante o sistema de coleta seletiva no condomínio e promova campanhas incentivando a reciclagem de lixo. 

Gostou das práticas sustentáveis sugeridas? Leve algumas destas sugestões para a próxima reunião de condomínio. Qualquer mudança, por menor que seja, fará a diferença. Se você quer continuar a ler artigos relacionados a este assunto, confira o nosso blog!

Compartilhe: