fbpx

Passo a passo para contratar um síndico profissional

Confira as etapas para admissão de um bom síndico profissional
síndico profissional

Contratar um síndico profissional está sendo a escolha de muitos condomínios. Ao colocar uma pessoa de fora e com experiência no assunto neste cargo, os moradores ganham com mais qualidade de gestão e imparcialidade nos assuntos internos.

O trabalho de gestão do síndico profissional é bastante amplo e abrange as áreas de recursos humanos, administração geral e financeira. Diferentemente do morador que dedica as suas horas vagas ao condomínio, o profissional faz da atividade o seu ganha pão em tempo integral.

Neste artigo, vamos entender o passo a passo para a contratação de um síndico profissional. Quem sabe o seu prédio não resolve investir nesta admissão? Continue com a gente e boa leitura!

Realize uma assembleia de moradores

O primeiro passo para a contratação de um síndico profissional é convocar todos os moradores para uma assembleia de condomínio.

A assembleia é a única forma dos moradores manifestarem as suas opiniões e, por meio do voto, decidir pela contratação ou não do síndico profissional.

É importante ressaltar que depois de escolhidos alguns candidatos para ocupar o cargo, deve ser feita uma nova assembleia para votação. Neste segundo encontro também serão definidos o contrato de trabalho, as atribuições, os horários e a remuneração.

Tenha uma administradora de condomínio

A grande maioria dos edifícios contrata a administradora de condomínio e, posteriormente, o síndico profissional. Assim, a empresa consegue auxiliar os moradores na escolha do melhor candidato para ocupar o cargo.

Além disso, é fundamental contar com o trabalho de uma administradora e também de um síndico profissional, pois são serviços que se complementam e trazem inúmeros benefícios aos moradores. 

Busque por recomendações

As recomendações fazem parte de uma etapa da contratação do síndico profissional que não pode ser esquecida ou excluída. É fundamental fazer uma pesquisa sobre os profissionais que atendem o mercado e conversar com quem já utiliza o serviço. 

O síndico profissional tem uma responsabilidade enorme: é ele quem vai gerir todo o condomínio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte. Por ele passarão todas as decisões importantes e é ele quem cuidará do patrimônio.

Converse com os moradores de outros condomínios sobre o trabalho dos síndicos contratados por eles. Procure entender como é o relacionamento do profissional com os moradores, como é feita a administração, quais os pontos positivos, aspectos considerados negativos, entre outros.

Avalie o perfil do síndico profissional

Para um cargo tão importante, os moradores precisam escolher um profissional que esteja à altura do que está sendo pedido. Por isso, o quarto passo é a avaliação do perfil dos candidatos.

Podemos dizer, inclusive, que esta é uma das etapas de maior importância. Portanto, antes de reunir os moradores para apresentação dos candidatos e votação, o encarregado pela contratação deve analisá-los.

Avalie os currículos com base na formação do candidato. Atualmente existem muitos cursos disponíveis para síndicos profissionais, por isso tente ir além: veja aqueles que têm alguma experiência ou formação em áreas específicas, como administração, contabilidade, finanças, recursos humanos e outras.

Além do currículo, procure observar quais profissionais têm qualidades como organização, espírito de liderança e responsabilidade. 

Sabendo de tudo isso, convoque a assembleia e deixe os candidatos se apresentarem. Em seguida, ouça as opiniões, conversem e tentem chegar a um denominador comum. 

Fique atento para não correr riscos desnecessários

O seu condomínio não precisa de problemas, não é mesmo? Por isso fique atento a alguns pontos importantes antes de efetivar a contratação de um síndico profissional:

  • Habilidades econômicas e administrativas;
  • Formação e qualificação do profissional;
  • Idoneidade.

A idoneidade é uma das características mais importantes do síndico profissional e também uma garantia de evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

Solicite as certidões necessárias para efetivar a contratação

O síndico profissional deverá apresentar algumas certidões para que o contrato entre ambas as partes seja firmado de forma correta. São elas:

  • INSS;
  • Receita Federal;
  • Previdência Privada;
  • Prefeitura;
  • Cartórios de protesto.

Também é importante dar uma olhada na situação financeira da empresa do síndico profissional uma vez que se trata da contratação de um prestador de serviços.

É hora de assinar o contrato

Depois que os candidatos forem avaliados pelos moradores e um deles for escolhido para ser o síndico profissional responsável pelo condomínio, é o momento da assinatura do contrato.

Todas as informações devem constar em contrato para que ele seja claro e nenhuma das partes se sinta lesada. Forma de atuação, horários da prestação dos serviços, funções que serão desempenhadas e prazo de vigência são algumas questões que devem estar no documento.

Conheça a ETHOS Condomínios

Contratar um síndico profissional e uma administradora de condomínio são dois passos importantes e essenciais para os moradores de um edifício.

Ter um síndico profissional à disposição do condomínio traz muitas vantagens, como: qualificação, disponibilidade, planejamento, transparência na gestão e, é claro, a especialidade em gerir pessoas e conflitos.

A ETHOS é uma empresa especializada em administração de condomínios residenciais e comerciais. Ela foi criada a partir da visão da necessidade do mercado local por serviços diferenciados e de qualidade.

A larga experiência dos sócios da ETHOS no ramo imobiliário e o atendimento a condomínios contribuiu para o desenvolvimento de um conceito inovador na prestação de serviços, caracterizado pela eficiência, praticidade e transparência.

A ETHOS Condomínios é especializada em serviços de administração, como: 

  • prestação de contas e boletos bancários via e-mail;
  • visitas mensais e relatórios para os síndicos;
  • gestão de Pessoas e folha de pagamento;
  • orçamentos para obras e manutenção;
  • controle do consumo de gás e água;
  • planejamento e controle financeiro;
  • assembleias presenciais e virtuais;
  • controle dos itens de segurança;
  • gestão da apólice de seguro;
  • cobrança de inadimplentes;
  • emissão de comunicados;
  • controle de documentos;
  • gestão de resíduos;
  • síndico profissional;
  • condomínio online.

Solicite uma proposta para o seu condomínio

Se você busca por uma gestão completa para o seu condomínio, solicite uma proposta de orçamento para a ETHOS. Nossos profissionais estão disponíveis para sanar todas as suas dúvidas. A ETHOS trabalha para que você durma tranquilo sabendo que o seu condomínio está em boas mãos. Até a próxima!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email