fbpx

Calendário do Condomínio 2022

Atenção síndico: organize e planeje o futuro do condomínio realizando tarefas mensalmente.
alendário do Condomínio 2022

O calendário é uma ótima ferramenta de auxílio ao síndico na hora de organizar a agenda do condomínio. São muitas as obrigações e compromissos que o síndico precisa cumprir, por isso uma ajuda extra vai bem, não é mesmo?

Neste artigo, a ETHOS Condomínios dividiu os principais deveres do síndico nos 12 meses do ano para você começar a montar o calendário do condomínio para 2022. Vamos lá?

Janeiro

Entre janeiro e março de todos os anos, os condomínios devem realizar a Assembleia Geral Ordinária (AGO), obrigatória e prevista no Código Civil. Realizando-a em janeiro, o planejamento do condomínio já estará definido.

Fevereiro

Até o dia 28 de fevereiro, o síndico precisa entregar a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). No mês de fevereiro também é recomendado fazer a primeira lavagem de caixa d’água do ano.

Março

Que tal deixar o mês de março para os cuidados com o jardim? O terceiro mês do ano anuncia o final do verão e é hora do síndico começar a preparar as plantas para o inverno. 

Abril

A inspeção predial deve ser feita ao menos uma vez por ano. Ela consiste em contratar especialistas que, após a analisarem o condomínio, irão emitir um parecer sobre a vida útil, funcionalidade, manutenção e outros aspectos importantes. 

O síndico pode aproveitar o mês de abril para realizar a primeira dedetização no condomínio. Assim como as lavagens de caixa d’água, o ideal é realizar duas dedetizações por ano. 

Maio

Mãos à obra! Por chover menos no mês de maio em quase todos os estados do Brasil, é recomendado que o síndico agende as obras necessárias no condomínio para este mês.

Junho

Por ser o mês que antecede as férias escolares, é indicado que o síndico trabalhe no planejamento de atividades de recreação no mês de junho. Se o condomínio for grande e dispor de reserva financeira, contratar uma empresa terceirizada pode ser uma boa ideia. 

Julho

O síndico pode reservar o mês de julho para avaliar as questões de segurança do condomínio. 

Agosto

Em condomínios que possuem piscina e um quadro grande de funcionários, o síndico pode programar para o mês de agosto as manutenções necessárias com a piscina e também a reestruturação do quadro de funcionários, se houver necessidade.

Setembro

Setembro é o mês das flores! Com a chegada eminente da primavera, uma boa dica é reservar o mês de setembro para trabalhar nas áreas verdes do condomínio. Se o prédio possuir uma equipe de jardinagem, o síndico pode participar do planejamento e na escolha das flores. 

Outubro

Com o décimo mês do ano chega também a segunda limpeza das caixas d’água e a segunda dedetização do ano.

Novembro

Chegou a hora de decorar o condomínio para o Natal! Neste mês também devem ser planejadas as atividades de recreação para as férias de verão. 

Dezembro

Durante o mês de dezembro o síndico precisa planejar as férias dos funcionários e, para evitar a inadimplência, já enviar a taxa de condomínio do mês de janeiro.

Baixe a planilha do síndico

Para organizar o condomínio em 2022, baixe a planilha do síndico. Até a próxima!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email