Muito se fala em sustentabilidade, mas poucas pessoas realmente colocam em prática o significado do conceito. Em um condomínio, promover a sustentabilidade é iniciar ações que visam o reaproveitamento dos recursos naturais, principalmente os não renováveis.
Promovendo a sustentabilidade, síndicos, administradores e moradores conseguem reduzir os custos do condomínio, preservar o meio ambiente e, é claro, melhorar a qualidade de vida de todos os envolvidos.
A seguir, listamos 5 ações que você pode colocar em prática para ajudar a natureza. Continue conosco!
1. Fique de olho no consumo de água
Na grande maioria dos condomínios, o consumo de água é bastante alto devido ao grande número de moradores. Contudo, possíveis vazamentos podem aumentar ainda mais a conta. Por isso, é interessante que síndico e moradores fiquem atentos a possíveis vazamentos para estancá-los logo de início.
2. Reaproveite a água da chuva
Você já pensou em reaproveitar a água da chuva? Essa ação já é realidade em muitos condomínios. E o melhor: não é preciso investir muitos valores para começar a fazer isso. É necessário apenas instalar algumas caixas de água para represar a água da chuva.
Essa água pode ser utilizada na limpeza das áreas comuns, para regar as plantas e também para descarga nos banheiros. Reaproveitando a água da chuva, o condomínio pode poupar até 30% na conta de água.
3. Separe o lixo de forma correta
Além de separar os resíduos entre orgânico e seletivo, é interessante que este último também seja separado em diferentes categorias, como: vidro, plástico, metal e papel.
Assim, os moradores estarão contribuindo de forma significativa para a preservação do meio ambiente e, ainda, podem vender o lixo seletivo e conseguir um valor extra todo mês.
Em Poços de Caldas, a ETHOS tem parceria com a Associação Recriando. A entidade fica responsável pela gestão dos resíduos recicláveis, atendendo o que diz o artigo 14º da Lei n.º 8.316: “os condomínios, empresas e órgãos públicos deverão celebrar contratos de parcerias com associações e cooperativas de catadores de resíduos recicláveis”.
4. Instale lâmpadas LED
Você sabia que as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia elétrica? Elas podem ser mais caras do que as comuns no momento de adquiri-las, contudo elas contribuem para uma redução significativa na conta de luz no final de cada mês.
5. Descarte o óleo de cozinha nos locais indicados
É grande o número de pessoas que, por falta de conhecimento ou de consciência com o meio ambiente, acabam descartando o óleo de cozinha na pia ou nos vasos sanitários. Faça campanhas no condomínio para que o óleo seja desprezado dentro de garrafas pet nos locais indicados.
Além de contaminar o solo e os lençóis freáticos, o descarte incorreto do óleo de cozinha também pode entupir as caixas de gordura, aumentando os valores gastos com esse tipo de limpeza.
Conheça os serviços da ETHOS Condomínios
A ETHOS é uma empresa especializada na administração de condomínios residenciais e comerciais, criada a partir da necessidade do mercado local por serviços diferenciados e de qualidade. Conheça os serviços ofertados pela ETHOS e, além de organizar o condomínio, contribua para a preservação do meio ambiente.