Portaria virtual ou presencial: qual é a solução mais vantajosa?

Entenda a diferença entre os dois tipos de portaria e as principais vantagens e desvantagens de cada modelo.

Como funciona a portaria do seu condomínio? Você sabia que existem dois tipos diferentes, com vantagens e desvantagens bastante específicas? Se você é síndico ou pretende ser em breve, fique atento a este artigo: ao longo das próximas linhas vamos explicar o funcionamento da portaria virtual e da presencial. Boa leitura!

Portaria virtual versus portaria presencial

A portaria virtual é um sistema de segurança para condomínios que substitui a presença física de um porteiro. Interessante, não é? Neste formato, a entrada e a saída das pessoas e dos veículos são monitoradas à distância por profissionais treinados e equipamentos eletrônicos diversos, como câmeras, interfones e sistemas de identificação por biometria. 

Quando o visitante chega ao condomínio, ele se identifica por meio de um interfone ou sistema de comunicação digital onde a sua imagem e os dados são transmitidos para a central de monitoramento. A partir daí, o profissional responsável verifica se o visitante está autorizado a entrar. Em casos de entrega de encomendas ou serviços de manutenção, o profissional que cuida da portaria virtual pode autorizar o acesso temporário.

Já a portaria presencial de um condomínio é um sistema de segurança onde o porteiro em pessoa controla a entrada e a saída de pessoas e veículos do local. Geralmente, o porteiro fica em uma cabine na entrada do edifício ou em uma mesa logo na entrada.

Ele é responsável por verificar a identidade dos visitantes, autorizar ou não o acesso e orientar os moradores sobre as principais regras do condomínio. Ele também deve realizar rondas em horários estabelecidos para verificar a segurança do condomínio e detectar quaisquer atividades suspeitas. 

Portaria virtual: vantagens e desvantagens 

Sistema de segurança que vem crescendo entre os condomínios nos últimos tempos, a portaria virtual possui algumas vantagens e desvantagens. Vamos conhecer agora as principais:

Vantagens

  • Economia de custos, pois geralmente é mais econômica que o formato presencial;
  • Maior segurança, pois as câmeras monitoram a movimentação no condomínio de forma constante;
  • Flexibilidade, pois o sistema pode ser programado para autorizar entradas de pessoas e veículos em horários específicos.

Desvantagens

  • Falhas técnicas;
  • Ausência de orientação;
  • Dificuldade em lidar com visitantes que não estão cadastrados no sistema.

Portaria presencial: vantagens e desvantagens

A portaria presencial é um sistema de segurança mais antigo, mas que está longe de cair em desuso. Ainda muito utilizado nos condomínios, ele também traz benefícios e desvantagens. Vamos conhecer alguns:

Vantagens

  • Maior agilidade no atendimento, afinal o porteiro está sempre presente na guarita;
  • Mais facilidade para receber encomendas e correspondências dos moradores;
  • Melhor comunicação entre moradores e portaria;
  • Sistema humanizado.

Desvantagens

  • Custos mais elevados para ter um funcionário (ou mais de um) de forma presencial;
  • Descuidos que acabam tornando o sistema mais fácil para ser burlado por pessoas mal intencionadas.

Acompanhe o blog da ETHOS Condomínios

E então, gostou de conhecer melhor a portaria virtual e a presencial e entender as principais vantagens e desvantagens de cada sistema de segurança? Aproveite para acompanhar o blog da ETHOS Condomínios e ficar por dentro de outros assuntos deste universo. Estamos esperando você por lá, ok?

Compartilhe