fbpx

Como garantir a segurança dos moradores de um condomínio

Para mais segurança no condomínio, incentive ações entre os moradores e invista na capacitação dos funcionários
Segurança do condomínio

A qualidade da segurança dos condomínios é uma das principais dúvidas de possíveis moradores na hora de fechar a aquisição de um apartamento ou assinar um contrato de aluguel. Entre os principais questionamentos estão, sem dúvida, os procedimentos de segurança realizados na portaria dos condomínios. Com o aumento da criminalidade, é preciso que os condomínios estejam sempre incentivando algumas ações e investindo em meios de segurança, como os que veremos a seguir. 

Treinamento eficaz da equipe de segurança

De nada adianta você investir em equipamentos de última geração se a equipe que for operá-los não estiver treinada. Por isso, a capacitação da equipe de segurança é primordial para qualquer condomínio. Todos os seguranças, incluindo os porteiros, devem conhecer as regras de convivência do edifício. É importante, ainda, que o treinamento esteja baseado em situações do próprio dia a dia dos funcionários.

Invista em equipamentos de segurança

Agora que os funcionários estão devidamente treinados, invista em bons equipamentos de segurança. Disponibilizar ao porteiro um sistema de monitoramento por câmeras e identificação de acesso pela digital irão facilitar muito o trabalho e trazer mais segurança a todos os moradores. Se o condomínio não dispõe de muitos recursos financeiros no momento, invista em câmeras de vigilância em pontos principais (entradas e saídas, por exemplo) e melhore a iluminação. 

Regras para delivery e visitantes

É importante que os condôminos definam em assembleia como será feito o recebimento de entregas e a entrada de visitantes. O ideal é que cada morador desça até a recepção para pegar a sua entrega e também para recepcionar os seus visitantes. Deixar que pessoas de fora circulem sozinhas no condomínio é uma prática que deve ser abolida totalmente. 

Mantenha os portões fechados

Os portões principais e de estacionamento são as vias para entrada no condomínio. Sempre os mantenha fechados. Pode parecer uma dica básica, mas não é. Muitas pessoas mantêm os portões abertos enquanto conversam e apenas os encostam quando entram e saem. Lembre-se que as suas ações irão impactar na segurança de todos, por isso sempre mantenha portas e portões devidamente fechados e, se possível, até mesmo chaveados. 

Insira todos na segurança do condomínio

Quando se mora em um condomínio, cada ação individual pode impactar diretamente a segurança de todos. A melhor forma para manter a segurança, portanto, é tornando todos os moradores responsáveis, mesmo que indiretamente. Seguem algumas regras de segurança importantes para serem seguidas por todos:

  • Não deixe a chave do apartamento ou do carro na portaria. Deixe-as com um vizinho próximo ou familiar que resida no mesmo condomínio;
  • Ao passar pelas entradas de pedestres ou de veículos, tenha certeza que ninguém entrou com você;
  • Ao entrar e sair do condomínio sempre fique atento e observe a movimentação de pessoas estranhas (principalmente durante a noite);
  • Evite abrir os portões a longas distâncias.

Continue acompanhando o nosso blog

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog. Buscamos trazer sempre os melhores e mais úteis conteúdos para você poder viver uma vida tranquila no condomínio onde reside. Até a próxima!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Abrir chat
Precisa de ajuda?
ETHOS Condomínios
Olá 👋
Como podemos te ajudar?