Você sabia que é possível criar um planejamento estratégico para o seu condomínio? Não apenas possível, esta é uma atividade necessária para quem deseja alcançar os objetivos e metas projetados no início do ano.
A seguir, vamos entender o que é o planejamento estratégico e algumas dicas para colocá-lo em prática o mais breve possível. Boa leitura!
Planejamento estratégico: o que é e por que ele é bom para o condomínio?
O planejamento estratégico é um ferramenta usada por grande parte das empresas e que possui uma finalidade básica: alcançar os objetivos propostos.
No condomínio, ele tem a mesma função do que quando aplicado em uma grande empresa. Ele é um guia onde o síndico pode buscar orientação na hora de resolver problemas administrativos, sempre tendo como objetivo final o alcance de todas as metas.
Quando o condomínio trabalha com o auxílio de uma administradora, o síndico tem tempo livre suficiente para montar um planejamento estratégico que atenda às necessidades de todos os condôminos.
4 dicas para criar o planejamento estratégico do condomínio
Na hora de montar o planejamento do condomínio, você precisa levar em consideração algumas questões. Se você nunca usou esta ferramenta de gestão, confira algumas dicas do time de especialistas da ETHOS:
1. Liste os objetivos e metas a serem alcançados
Ao criar o planejamento estratégico do condomínio, o primeiro passo é listar os objetivos e as metas a serem alcançados. É importante que os objetivos maiores sejam acompanhados por metas menores para não parecerem tão distantes de serem realizados.
Por exemplo: um dos grandes objetivos pode ser a ampliação do salão de festas. Faça uma pequena lista com metas que levarão à concretização deste propósito: aprovar a ideia em assembleia, reunir x valores em x meses, construir a primeira etapa, entre outras.
2. Divulgue as informações do planejamento estratégico
O planejamento deve ser elaborado pelo síndico, mas divulgado para todos os condôminos. Portanto, informe-os sobre os objetivos e metas e também apresente um orçamento aproximado do que será feito.
3. Escolha responsáveis para realização das tarefas
O síndico não conseguirá colocar em prática todo o planejamento estratégico sozinho. Os integrantes do conselho do condomínio, por exemplo, podem auxiliar na gestão das atividades e na contratação de serviços terceirizados para realização das obras necessárias.
É importante escolher indivíduos responsáveis para cuidar das tarefas. É natural que surjam intercorrências durante a execução, por isso opte por pessoas de confiança.
4. Acompanhe os resultados
Tenha em mente que o planejamento estratégico não é algo engessado. Algumas metas não darão certo, outras precisarão ser modificadas e… tudo bem! Isso é totalmente normal de acontecer, por isso o síndico precisa acompanhar os resultados de perto e ver o que pode ser feito para adequar.
Baixe a Planilha do Síndico
Montar o planejamento estratégico pode ser uma tarefa desafiadora. Se você é síndico ou conhece o profissional que atua no seu condomínio, baixe agora mesmo a Planilha do Síndico que a ETHOS disponibiliza de forma gratuita. São muitas informações e dicas que farão a diferença no desempenho do trabalho!