fbpx

Gestão de obras no condomínio

Reformas e melhorias do condomínio devem ser feitas observando sempre critérios de qualidade e transparência de informações.
obras no condomínio

Quando o assunto é obras, duas coisas podem acontecer: tudo sair exatamente como planejado ou as intercorrências gerarem uma grande dor de cabeça. Se considerarmos uma reforma ou melhoria em condomínio, as chances da segunda opção se tornam ainda maiores.

Obras em condomínio precisam ser planejadas e executadas com muito cuidado para que, além de saírem como esperado, não criem gastos extras aos condôminos ou desconfianças quanto ao valor investido.

Neste artigo, vamos entender como funciona a gestão de obras no condomínio e os cuidados necessários para que ela saia com o menor número de intercorrências possível. Continue conosco e boa leitura!

Entenda as obras que precisam ser feitas

Muitas obras podem ser necessárias em um condomínio. Mas como decidir quais devem receber prioridade? Para chegar a uma solução, é interessante o síndico apresentar aos condôminos todas as reformas ou melhorias que precisam ser feitas.

Em assembleia, condôminos e síndicos podem discutir quais obras são urgentes ou realmente necessárias para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos. É importante ressaltar que existem as obras necessárias, ou seja, aquelas que precisam ser feitas para que o prédio não se deteriore.

Aprove a realização da obra

Para que a realização da obra seja aprovada, é necessário convocar uma assembleia. O Código Civil estabelece um número mínimo de condôminos para a aprovação de cada obra, conforme a sua classificação:

  • Obra necessária: quórum de 50% mais um dos condôminos;
  • Obra voluptuária: aprovação de dois terços dos condôminos;
  • Obra útil: aprovação da maioria, ou seja, 50% mais um.

Faça um bom planejamento e preste atenção aos orçamentos

Fazer um bom planejamento é a peça-chave de qualquer obra. Ele precisa contemplar tudo o que será feito de forma minuciosa e com datas previstas de realização.

Com o planejamento em mãos, o síndico pode iniciar a fase de orçamentos. Esta é uma etapa essencial, pois o responsável estará lidando com o dinheiro de todos os condôminos.

Faça, no mínimo, três orçamentos com empresas diferentes. Você vai se surpreender enquanto os valores podem mudar. Lembre-se também de comprar um material de qualidade e solicitar referências antes de contratar os profissionais responsáveis pelo serviço.

Divida os valores

A divisão dos valores investidos na reforma ou melhoria do condomínio deve ser feita conforme o que está especificado na Convenção. Caso esta não tenha um direcionamento específico para estes casos, deve ser feita levando em consideração a fração de cada apartamento. 

Seja transparente

A transparência é indispensável em todas as ações do síndico e ela é extremamente necessária quando existe investimento de valores por parte dos condôminos. Tenha anotações de todas as informações e gastos para apresentar na assembleia de prestação de contas. 

Conte com uma administradora

Gerir um condomínio não é uma tarefa fácil. Mais do que isso: ela pode se tornar extremamente complicada quando envolve a realização de reformas e melhorias. Contar com uma administradora de condomínio é ter a certeza de que você estará fazendo tudo dentro da lei. Conheça a ETHOS Condomínios e tenha a garantia de que você está fazendo tudo da melhor forma possível. Acesse nosso site, entenda os serviços e, em caso de dúvidas, entre em contato!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email