A gestão de condomínio, seja ele residencial ou comercial, é um trabalho sério que precisa de interesse e dedicação por parte do síndico e da empresa responsável pela administração.
Os edifícios são lugares de moradia e circulação de muitas pessoas, por isso é preciso estar atento a esta movimentação e os possíveis riscos que podem surgir envolvendo a segurança de todos e também do patrimônio.
Neste artigo, vamos entender as principais diferenças entre condomínio comercial e residencial, como funciona a gestão de um condomínio comercial e as principais estratégias para fazer uma boa gestão. Continue conosco e boa leitura!
Principais diferenças entre condomínio comercial e residencial
As atividades realizadas em um condomínio residencial e em um edifício comercial não são as mesmas. Independentemente da operação, ambos precisam de uma pessoa para realizar a gestão do condomínio.
O condomínio comercial abriga empresas de diferentes portes e segmentos: escritórios de advocacia, consultórios médicos e lojas são alguns exemplos. Cada um destes empreendimentos têm as suas necessidades específicas.
Já o condomínio residencial é voltado para moradia. Assim como no comercial, cada família têm as suas necessidades. Porém, neste caso, as exigências são mais parecidas entre si.
O trabalho de um síndico profissional ou de uma empresa que realiza a administração de condomínios é parecido para edifícios residenciais e comerciais, sendo que para este último as exigências podem ser um pouco maiores e mais complicadas, como veremos a seguir.
Como funciona a administração de um condomínio comercial?
Gerir um condomínio comercial é uma tarefa de grande responsabilidade. O síndico ou empresa responsável pela administração precisa entender onde investir os valores que sobram no final do mês, identificar as necessidades e saber diferenciá-las entre as mais urgentes e as que podem esperar, organizar os fundos de reserva para futuras reformas e também aprender a tratar as inadimplências.
É dever do síndico de um condomínio comercial estar atento a todos os aspectos que envolvem o condomínio: controlar o fluxo de caixa, separar as contas a pagar e as contas a receber, adquirir materiais, cuidar dos serviços prestados por terceiros, entre outros.
Por serem muitas atividades que precisam ser monitoradas, uma boa dica é contratar um síndico profissional e também uma administradora para que ambos possam gerir o condomínio comercial.
Estratégias para gestão de condomínio comercial
Para realizar uma boa gestão de condomínio, é preciso que síndico e administradora juntos estabeleçam algumas estratégias. Vamos conferir algumas delas:
Crie o regulamento interno do condomínio
Assim como os edifícios residenciais, os condomínios comerciais também precisam realizar uma convenção e ter um regulamento interno de acordo com a legislação vigente.
O regulamento interno precisa abranger regras para utilização das áreas comuns, proibições e outras exigências. Já a convenção é mais ampla e deve determinar atribuições legais.
Realize assembleias com periodicidade
Reunir os condôminos regularmente em assembleias é tarefa do síndico e da administradora. Para manter uma melhor organização, pode-se estipular reuniões mensais ou quinzenais, na primeira ou terceira segunda-feira do mês. Fazer esta programação no início do ano é um bom jeito para que todos possam se organizar.
Utilize a tecnologia a seu favor
As tecnologias foram criadas para facilitar o dia a dia das pessoas, por isso o síndico deve lembrar de usá-las para gerir o condomínio. Entre as principais estão:
- Câmeras de segurança: utilizadas para controlar a entrada e saída de condôminos e também de visitantes. Além disso, os prédios comerciais são muito visados e ter câmeras de monitoramento nos andares pode inibir os furtos;
- Interfones virtuais: através deles os condôminos podem se comunicar entre si, além de poder conversar com a recepção e com o setor de segurança. Por serem sem fio, reduzem os gastos com a manutenção;
- Sistema de ramais: serve para facilitar a comunicação entre todos. Com os ramais móveis, o telefone celular pode, inclusive, se tornar um PABX e os custos com ligações entre telefones fixos e smartphones diminuem.
As tecnologias tornam as atividades do condomínio mais fáceis, ajudam a reduzir custos e também contribuem para uma resolução mais fácil dos problemas que surgem no cotidiano.
Mantenha um bom controle financeiro
Garantir um bom andamento das finanças é essencial para a gestão de qualquer condomínio, seja ele residencial ou comercial. Quando há um descontrole dos gastos e das entradas, fica inviável criar uma reserva de emergência e realizar outros investimentos.
Além das finanças, síndico e administradora devem estar atentos às contas, aos assuntos jurídicos e às questões trabalhistas.
Para manter o bom planejamento do condomínio, é preciso estar de olho nas contas a pagar (luz, água, funcionários, impostos, entre outros) e nas contas a receber, como a taxa de condomínio.
Ofereça facilidades aos condôminos e aos demais usuários
Com cada vez menos espaços disponíveis, muitas vezes fica difícil oferecer estacionamentos para todos os condôminos e visitantes. Entretanto, priorizar soluções é algo essencial. Se um visitante vai até o edifício comercial e este tem um lugar para estacionar o veículo, esse é um ponto positivo para fidelizar o cliente.
Que tal criar um espaço para que visitantes, condôminos e colaboradores possam tomar um café? É uma atividade relativamente simples e que pode gerar um grande bem-estar em todos.
Contrate serviços terceirizados
Os serviços terceirizados são importantes para o funcionamento de um edifício comercial e residencial. É responsabilidade do síndico contratar colaboradores para recepção, limpeza e segurança.
Desta forma, o espaço estará sempre limpo, os visitantes serão bem recepcionados e todos estarão seguros. Além disso, é imprescindível contar com uma equipe para realizar as manutenções periódicas.
Conheça a ETHOS Condomínios
A ETHOS Condomínios é uma empresa especializada na administração de condomínios comerciais e residenciais e também no oferecimento do serviço de síndico profissional.
A larga experiência dos sócios da ETHOS no ramo imobiliário e atendimento a condomínios contribuiu para o desenvolvimento de um conceito inovador na prestação de serviços, caracterizado pela eficiência, praticidade e transparência.
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