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Academia em condomínio: como manter o espaço organizado

Confira dicas para deixar a academia em condomínio sempre organizada, higienizada e com regras de uso bem estabelecidas.
academia em condomínio

Ter academia em condomínio é algo muito legal e benéfico para a saúde dos moradores. Entretanto, assim como outras áreas comuns, é preciso manter o local organizado para receber os frequentadores. 

A manutenção, organização e gestão das academias instaladas em condomínios é primordial para que o espaço funcione adequadamente e supra as necessidades de todos.

Confira, a seguir, algumas dicas para manter a academia do seu prédio organizada e funcionando da melhor maneira possível. Boa leitura!

Estipule regras para a academia em condomínio

A primeira dica é a mais importante: estabeleça regras para quem for utilizar a academia. Desta forma, você tem controle sobre os frequentadores e também evita problemas e desgastes futuros caso alguém resolva agir fora das normas.

Caso o condomínio ainda não tenha um regulamento específico sobre o uso da academia, é interessante que o síndico convoque uma assembleia para aprovação do documento.

O regulamento sobre o uso da academia deve conter dias e horários para a prática de exercícios físicos e um termo de responsabilidade em anexo para ser preenchido e assinado por todos os frequentadores.

Restrinja o uso para moradores do condomínio

Para evitar problemas, o ideal é que o uso da academia em condomínio seja restrito apenas aos moradores. 

Se você abrir a possibilidade de outras pessoas utilizarem, mesmo que cobrando um valor extra, você corre o risco de não ter mais espaço e tempo disponível para quem mora no condomínio.

Dê atenção especial às crianças

É natural que as crianças, vendo seus pais irem à academia do condomínio, também desejem praticar exercícios físicos. Entretanto, elas podem fazer uso do espaço apenas a partir dos 8 anos e desde que acompanhadas por um profissional da área.

Atualmente, é possível encontrar no mercado aparelhos específicos para crianças realizarem atividades físicas. Você precisa analisar se este gasto cabe no orçamento e também se é possível contratar um educador físico para atender os pequenos em dias e horários específicos.

Mantenha em dia a manutenção dos aparelhos

Se a academia do condomínio é nova, o síndico não precisa se preocupar com aparelhos que não funcionam ou apresentam defeitos. 

Entretanto, após o término da garantia dos aparelhos, o ideal é contratar uma manutenção preventiva para mantê-los sempre prontos para uso.

Tenha um funcionário para realizar a limpeza do local

Manter a academia do condomínio higienizada é de fundamental importância para que os moradores se sintam seguros para praticar as atividades físicas.

Você pode solicitar aos colaboradores que já realizam a limpeza do edifício para também higienizarem a academia de duas a três vezes por semana, dependendo da demanda.

Contrate um educador físico

Pouquíssimas academias em condomínio possuem um educador físico para acompanhar a realização das atividades. Se for possível, converse com os usuários e faça essa contratação.

No início, o educador físico pode ministrar aulas em horários específicos e estar presente em apenas alguns momentos do dia. Aos poucos, vá aumentando a frequência.

Se você gosta de acompanhar assuntos relacionados ao condomínio, acesse o blog da ETHOS. Por lá, sempre tem assuntos novos esperando por você!

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