Assim como todo lugar diferente, o condomínio gera curiosidade nas crianças. Corredores extensos, muitas portas, subidas e descidas… O local acaba se tornando um verdadeiro playground para os pequenos. Entretanto, é preciso estar atento aos perigos, às vezes não tão visíveis, a que as crianças podem estar expostas.
O condomínio, seja ele comercial ou residencial, deve estar aberto a todos os públicos, incluindo as crianças. E o melhor jeito para fazer isso é garantindo que elas estejam seguras enquanto circulam pelas áreas comuns.
A seguir, vamos conferir 4 dicas essenciais para que o condomínio se torne um lugar seguro para os pequenos. Vamos lá?
1. Reforce a segurança nas escadas
As escadas são um perigo iminente para os pequenos. E, como elas estão presentes em praticamente todos os condomínios, é importante reforçar as medidas de segurança, como:
- Iluminação adequada para que os degraus sejam visualizados facilmente;
- Colocação de lajotas ou faixas antiderrapantes em todos os degraus;
- Instalação de corrimãos bem estruturados;
- Portão de acesso às escadas.
2. Determine que o elevador não pode ser acessado por crianças sozinhas
Prédios com muitos andares possuem elevadores para facilitar o ir e vir de moradores e visitantes. Mesmo sendo um equipamento super seguro, é importante que os condomínios determinem que as crianças não possam usar os elevadores desacompanhadas.
Quando a criança entra em um elevador sozinha, muitas coisas podem acontecer: ela pode ter uma crise de pânico ao se ver fechada em um ambiente estranho, pode acabar indo para andares diferentes do seu e se perder, pode acessar locais restritos, entre tantas outras situações.
Portanto, o síndico deve criar uma regra limitando o uso dos elevadores pelas crianças desacompanhadas, mesmo sendo moradoras do condomínio. Essa norma vai evitar muitos problemas futuros.
3. Proteja o acesso à piscina
Qual criança não vai ver uma piscina e correr em direção à ela? Todas, não é mesmo? Por isso, além das normas de acesso e utilização, é importante que você reforce a segurança no entorno.
A instalação de piso e faixas antiderrapante são essenciais para todas as piscinas. Para as mais fundas, o ideal é colocar um portão que limite o acesso dos pequenos e que possa ser aberto apenas por um adulto.
4. Mantenha em dia a manutenção do playground
O playground é o espaço exclusivo para os pequenos brincarem, por isso a atenção com a segurança deve ser ainda maior. Mantenha em dia a manutenção dos brinquedos, sempre consertando ou tirando de uso aqueles que estão quebrados e/ou enferrujados.
Optar por um piso emborrachado ou até mesmo uma grama sintética é ideal para esta área do condomínio. Além de mais segurança, as crianças se sentirão mais confortáveis para brincar.
E então, gostou de conhecer algumas dicas para manter o condomínio seguro para as crianças? Se você quer continuar a acompanhar assuntos relacionados, siga nosso perfil no Instagram!