Síndico ou zelador, mesmo com nomes diferentes, eles são responsáveis por manter o condomínio em bom funcionamento para todos os moradores. Muitas pessoas se confundem: a função é a mesma? São apenas nomes diferentes? Síndico e zelador tem nomes diferentes, pois são funções distintas apesar de terem o mesmo objetivo. Vamos conhecer melhor as suas diferenças?
Síndico: responsável pela gestão
O síndico do condomínio é eleito em assembleia e tem um mandato de dois anos, podendo ser reeleito. Ele é o responsável pela administração do condomínio e por isso recebe muitas tarefas, entre elas controlar a contabilidade, organizar as finanças e gerenciar os conflitos que surgem. O síndico pode ou não residir no condomínio. Mesmo morando em outro local, ele é a referência de gestão.
O síndico é responsável por cobrar, inclusive judicialmente, os moradores inadimplentes; é ele quem, em assembleias, presta contas aos moradores de tudo o que é feito no condomínio; é o síndico quem contrata e demite funcionários; é ele quem aplica multas quando necessário; é quem realiza obras emergenciais e também paga e recebe as contas do condomínio.
Zelador: o braço direito do síndico
O zelador já tem em seu nome a sua função: zelar pelo local. É o zelador quem coloca em prática as ações programadas pelo síndico, garantindo que tudo ocorra como planejado e sem intercorrências. Podemos dizer que o zelador é o braço direito do síndico e quem vai poder dar orientações em sua ausência.
Enquanto o síndico é o responsável por toda a administração do condomínio, o zelador irá garantir que tudo ocorra da melhor forma possível. É o zelador quem fiscaliza a utilização das áreas comuns, verifica o funcionamento das instalações de todo o condomínio, treina novos funcionários, alerta os moradores sobre as regras a serem seguidas, inspeciona as obras e serviços, repassa as reclamações ao síndico e o comunica sobre qualquer irregularidade.
Síndico e zelador trabalhando juntos
Síndico e zelador devem trabalhar juntos para que tudo ocorra da melhor forma possível. O zelador irá fiscalizar todos os trabalhos que forem determinados pelo síndico e, inclusive, alertar e notificar os moradores caso estes não estejam cumprindo o regulamento interno do condomínio.
Enquanto o zelador cuida para que tudo ocorra dentro da normalidade, o síndico tem mais tempo para se dedicar à contabilidade, às finanças e ao planejamento. O trabalho deve ser sempre em conjunto, pois são tarefas que se complementam em busca de um único objetivo: o pleno funcionamento do condomínio e o bem-estar de todos os moradores.
Alguns locais, inclusive, optam por ter uma administradora de condomínio auxiliando o trabalho do síndico. Essas empresas servem como suporte para os síndicos, ajudando-os com a parte burocrática da gestão. Condomínios residenciais grandes podem ser comparados a grandes empresas, onde o trabalho de gestão é difícil e precisa ser realizado com o apoio de muitos.
Continue com a ETHOS
Gostou de saber as diferenças entre as funções de síndico e zelador? Então continue conosco e saiba mais sobre as administradoras de condomínio: aquela ‘mãozinha’ que todo síndico precisa. Até mais!