fbpx

O que faz um síndico profissional?

Contratar um síndico profissional pode trazer muitos benefícios para o condomínio. Veja por quê!
Síndico profissional

Você já ouviu falar na profissão de síndico profissional? Se você reside em um condomínio, esse não é um assunto totalmente novo. O síndico profissional tem muitas atribuições, e contratá-lo traz muitos benefícios para o condomínio.

Para esclarecer as suas dúvidas, a ETHOS Condomínios preparou este conteúdo exclusivo com várias informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que é um síndico profissional?

Um síndico profissional, diferentemente do síndico-morador, é alguém que não necessariamente precisa morar no condomínio para gerenciá-lo. O síndico profissional foi treinado para fazer isso, ou seja, é a sua profissão – diferentemente do síndico-morador, aquele que vive no condomínio, mas tem outras atividades profissionais principais. 

Quais são as atribuições de um síndico profissional?

A atividade de síndico profissional é totalmente legal e se tornou mais popular por meio do Novo Código Civil, em 2002. O síndico profissional desempenha muitas tarefas e pode, inclusive, gerenciar mais de um condomínio ao mesmo tempo. As tarefas desse profissional dividem-se em: visitas e planejamento.

Quanto às visitas, elas podem ser feitas semanal ou quinzenalmente (tudo depende, é claro, do acordo feito entre moradores e síndico). Durante as visitas, o síndico profissional vai conversar com os condôminos e verificar se tudo está ocorrendo dentro do planejado. São nessas visitas, ainda, que ele irá inspecionar o condomínio para ver se tudo está dentro da normalidade. 

É claro que nem todas as visitas precisam ser presenciais, ainda mais em tempos como o que vivemos atualmente com a disseminação do coronavírus. Mas é bom que, ao menos uma vez a cada 15 dias, o síndico profissional visite o condomínio presencialmente.

Quanto ao planejamento, o trabalho do síndico profissional é muito mais minucioso. Caberá a ele:

  • administrar o condomínio, desempenhando tarefas financeiras e contábeis e gerenciando questões civis e que possam vir a envolver leis trabalhistas;
  • fazer uma boa administração do fundo de reserva do condomínio, mantendo sempre todos os condôminos atualizados;
  • mediar conflitos entre moradores e, inclusive, conflitos com o condomínio (um bom exemplo é gerenciar os casos de moradores inadimplentes);
  • ter um planejamento das manutenções necessárias do prédio e futuras obras que precisam ser feitas;
  • fiscalizar as ações judiciais que envolvem o condomínio;
  • reunir os moradores em assembleias garantindo que todos sejam devidamente notificados;
  • cuidar da contratação de funcionários ou da terceirização de pessoal;
  • manter, ainda, a preservação das áreas comuns do prédio, notificando e multando moradores que venham a danificá-las. 

Quais são os benefícios de contratar um síndico profissional?

Contar com um síndico profissional é a maneira ideal de se administrar um condomínio por dois motivos simples: disponibilidade e capacitação. É muito difícil, nos dias atuais, encontrarmos moradores que estejam dispostos a tornarem-se síndicos de um condomínio, pois muitas vezes a remuneração é baixa e é preciso dedicação quase que exclusiva.

Além disso, o síndico profissional é alguém capacitado para exercer amplamente a função, abrangendo questões contábeis, financeiras e judiciais.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conhecer mais sobre as empresas de gestão de condomínios!

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Abrir chat
Precisa de ajuda?
ETHOS Condomínios
Olá 👋
Como podemos te ajudar?