Gestão de condomínio em tempos de pandemia

O que fazer para melhorar a gestão de condomínio durante a pandemia? Confira essas 5 dicas exclusivas da ETHOS!
gestão de condomínios

A pandemia de coronavírus continua sendo realidade em todo o mundo e se tornou ainda mais letal com o surgimento de novas variantes em 2021. No Brasil, a situação é ainda mais grave. Por isso, precisamos, mais do que nunca, manter os cuidados diários individuais e também em grupo, como é o caso de quem reside em condomínios. Para auxiliar você que integra a gestão de condomínio, a ETHOS preparou este material especial com 5 dicas para administrar com mais cautela o condomínio enquanto durar a pandemia. Confira!

1. Áreas comuns

As áreas compartilhadas dos condomínios podem permanecer abertas durante a pandemia, desde que utilizadas com bom senso. É responsabilidade do gestor do condomínio observar o número de infectados e ver a melhor forma possível de socialização.

Algumas dicas que podem ser seguidas:

  • fazer o uso obrigatório de máscara em áreas compartilhadas;
  • realizar o agendamento prévio para utilização de cada ambiente;
  • limitar o número de pessoas que irão utilizar o espaço em cada horário;
  • higienizar todas as superfícies de contato.

2. Delivery de mercadorias e refeições

A entrega de mercadorias e refeições em casa cresceu ainda mais durante o isolamento social. Para manter a segurança dos condôminos, é interessante que cada família pegue o seu delivery diretamente com o entregador, evitando ao máximo o contato físico. Se possível, determine uma área comum do condomínio onde as entregas possam ser deixadas sem contato, inclusive com o porteiro. 

3. Comunicação clara e assertiva

É importante manter uma comunicação clara e assertiva com todos os moradores. Utilize os canais de comunicação (murais, e-mail e WhatsApp, por exemplo) para fornecer todas as informações e orientações aos condôminos. Se possível, crie um plantão de atendimento e esteja disponível (no WhatsApp ou em uma teleconferência) aos condôminos, semanalmente, no dia e horário marcados para solucionar as dúvidas. É importante também criar um Plano de Contingência com ações efetivas durante a pandemia. 

4. Assembleia virtual

Desde meados de 2020, as assembleias virtuais substituíram os encontros presenciais. Através dos encontros remotos:

  • não há risco de contágio entre as pessoas;
  • todos os moradores podem participar, inclusive aqueles que não estão em casa no dia e horário da reunião;
  • é possível realizar a prestação de contas, aprovação de orçamentos e arrecadar contribuições;
  • é possível realizar eleições de novos síndicos em condomínios onde os mandatos estão vencidos. 

5. Morador testou positivo. E agora?

É muito importante que os condomínios tenham uma rede de apoio para auxílio aos moradores que venham a contrair o coronavírus. Essa rede pode ser formada por moradores que se disponibilizam voluntariamente. O serviço servirá como auxílio ao morador que, ao testar positivo, precisa manter o isolamento. O grupo pode fornecer desde uma escuta amiga até a ida ao supermercado e a farmácia. É importante termos consciência de que todos precisam se ajudar para superarmos mais esse momento difícil. 

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Se você faz parte do grupo de gestão de condomínio, continue acompanhando o nosso blog. Postamos artigos que podem te ajudar a lidar com todas as situações, sejam financeiras, contábeis, de planejamento, de relacionamento ou envolvendo a pandemia de coronavírus. Aqui você sempre vai encontrar um conteúdo exclusivo para auxiliar você a realizar uma melhor gestão. Até a próxima!

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