A qualidade da segurança dos condomínios é uma das principais dúvidas de possíveis moradores na hora de fechar a aquisição de um apartamento ou assinar um contrato de aluguel. Entre os principais questionamentos estão, sem dúvida, os procedimentos de segurança realizados na portaria dos condomínios. Com o aumento da criminalidade, é preciso que os condomínios estejam sempre incentivando algumas ações e investindo em meios de segurança, como os que veremos a seguir.
Treinamento eficaz da equipe de segurança
De nada adianta você investir em equipamentos de última geração se a equipe que for operá-los não estiver treinada. Por isso, a capacitação da equipe de segurança é primordial para qualquer condomínio. Todos os seguranças, incluindo os porteiros, devem conhecer as regras de convivência do edifício. É importante, ainda, que o treinamento esteja baseado em situações do próprio dia a dia dos funcionários.
Invista em equipamentos de segurança
Agora que os funcionários estão devidamente treinados, invista em bons equipamentos de segurança. Disponibilizar ao porteiro um sistema de monitoramento por câmeras e identificação de acesso pela digital irão facilitar muito o trabalho e trazer mais segurança a todos os moradores. Se o condomínio não dispõe de muitos recursos financeiros no momento, invista em câmeras de vigilância em pontos principais (entradas e saídas, por exemplo) e melhore a iluminação.
Regras para delivery e visitantes
É importante que os condôminos definam em assembleia como será feito o recebimento de entregas e a entrada de visitantes. O ideal é que cada morador desça até a recepção para pegar a sua entrega e também para recepcionar os seus visitantes. Deixar que pessoas de fora circulem sozinhas no condomínio é uma prática que deve ser abolida totalmente.
Mantenha os portões fechados
Os portões principais e de estacionamento são as vias para entrada no condomínio. Sempre os mantenha fechados. Pode parecer uma dica básica, mas não é. Muitas pessoas mantêm os portões abertos enquanto conversam e apenas os encostam quando entram e saem. Lembre-se que as suas ações irão impactar na segurança de todos, por isso sempre mantenha portas e portões devidamente fechados e, se possível, até mesmo chaveados.
Insira todos na segurança do condomínio
Quando se mora em um condomínio, cada ação individual pode impactar diretamente a segurança de todos. A melhor forma para manter a segurança, portanto, é tornando todos os moradores responsáveis, mesmo que indiretamente. Seguem algumas regras de segurança importantes para serem seguidas por todos:
- Não deixe a chave do apartamento ou do carro na portaria. Deixe-as com um vizinho próximo ou familiar que resida no mesmo condomínio;
- Ao passar pelas entradas de pedestres ou de veículos, tenha certeza que ninguém entrou com você;
- Ao entrar e sair do condomínio sempre fique atento e observe a movimentação de pessoas estranhas (principalmente durante a noite);
- Evite abrir os portões a longas distâncias.
Continue acompanhando o nosso blog
Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando o nosso blog. Buscamos trazer sempre os melhores e mais úteis conteúdos para você poder viver uma vida tranquila no condomínio onde reside. Até a próxima!