fbpx

A importância do AVCB para o condomínio

Saiba como obter o AVCB para o seu condomínio e como uma administradora pode auxiliar nesse processo.
inspeção bombeiros

Os incêndios em condomínios podem ser muito perigosos para os moradores e também para o patrimônio. Com o passar dos anos, os casos de incêndio residencial diminuíram consideravelmente, mas, infelizmente, ainda não podemos considerá-los raros. 

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) surgiu como forma de auxiliar os condomínios a manterem a segurança contra incêndios, como veremos a seguir.

O que é AVCB?

AVCB é a abreviatura para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O AVCB é um documento obrigatório que atesta a segurança do condomínio contra incêndios. A sua validade é de cinco anos para prédios residenciais. Apesar de obrigatório, muitos condomínios não têm o documento ou, então, deixam de renová-lo após cinco anos. O que muitos síndicos não sabem ou não consideram é a importância do AVCB para o condomínio.

Qual a importância do AVCB?

O AVCB é o documento, emitido pelo Corpo de Bombeiros, que atesta que o condomínio está seguro contra incêndios. Para emiti-lo, os bombeiros solicitam uma série de outros atestados, Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e laudos que atestarão que o prédio está realmente seguro. 

Ter o AVCB também é importante por questões financeiras, uma vez que em casos de incêndio com perdas materiais algumas seguradoras podem se negar a pagar os valores do seguro caso o prédio em questão não tenha o atestado emitido pelo Corpo de Bombeiros. 

Outra questão bastante importante envolve diretamente o síndico ou responsável legal pelo condomínio. Em caso de morte ou algum tipo de invalidez, o síndico pode responder civil e criminalmente se o condomínio não tiver o AVCB. O que geralmente acontece é que muitos moradores acabam diminuindo a importância do AVCB por causa dos custos para obtê-lo que podem ser um pouco elevados.

Como o condomínio pode obtê-lo?

Para obter o AVCB de um condomínio, o primeiro passo é comparecer ao Corpo de Bombeiros do município. Essa tarefa, geralmente, é destinada ao síndico ou à administradora do condomínio. Os bombeiros solicitarão a documentação inicial que inclui certidão CNPJ, contrato de locação, planta, entre outros.

Posteriormente, os bombeiros agendarão uma vistoria e solicitarão alguns atestados e laudos. Ao realizar a vistoria, os bombeiros poderão solicitar possíveis mudanças no condomínio que vão desde a simples instalação de luzes de emergência até modificações com custos maiores, como a instalação de um para-raios. Após as mudanças necessárias, é feita nova vistoria e, se tudo estiver certo, é emitido o AVCB, válido por cinco anos. 

Conte com uma administradora de condomínio

O processo de emissão do AVCB pode ser um pouco demorado e um tanto quanto cansativo. E é aqui que entra a administradora de condomínio: para auxiliar o síndico com as tarefas burocráticas diárias. A administradora serve como um braço direito do síndico, ajudando-o a resolver as questões do condomínio para que todos permaneçam sempre seguros. 

Quer conhecer mais sobre o trabalho de uma administradora de condomínio? Continue acompanhando o nosso blog! Temos sempre novos conteúdos esperando por você. 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email