Os incêndios em condomínios podem ser muito perigosos para os moradores e também para o patrimônio. Com o passar dos anos, os casos de incêndio residencial diminuíram consideravelmente, mas, infelizmente, ainda não podemos considerá-los raros.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) surgiu como forma de auxiliar os condomínios a manterem a segurança contra incêndios, como veremos a seguir.
O que é AVCB?
AVCB é a abreviatura para Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. O AVCB é um documento obrigatório que atesta a segurança do condomínio contra incêndios. A sua validade é de cinco anos para prédios residenciais. Apesar de obrigatório, muitos condomínios não têm o documento ou, então, deixam de renová-lo após cinco anos. O que muitos síndicos não sabem ou não consideram é a importância do AVCB para o condomínio.
Qual a importância do AVCB?
O AVCB é o documento, emitido pelo Corpo de Bombeiros, que atesta que o condomínio está seguro contra incêndios. Para emiti-lo, os bombeiros solicitam uma série de outros atestados, Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e laudos que atestarão que o prédio está realmente seguro.
Ter o AVCB também é importante por questões financeiras, uma vez que em casos de incêndio com perdas materiais algumas seguradoras podem se negar a pagar os valores do seguro caso o prédio em questão não tenha o atestado emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Outra questão bastante importante envolve diretamente o síndico ou responsável legal pelo condomínio. Em caso de morte ou algum tipo de invalidez, o síndico pode responder civil e criminalmente se o condomínio não tiver o AVCB. O que geralmente acontece é que muitos moradores acabam diminuindo a importância do AVCB por causa dos custos para obtê-lo que podem ser um pouco elevados.
Como o condomínio pode obtê-lo?
Para obter o AVCB de um condomínio, o primeiro passo é comparecer ao Corpo de Bombeiros do município. Essa tarefa, geralmente, é destinada ao síndico ou à administradora do condomínio. Os bombeiros solicitarão a documentação inicial que inclui certidão CNPJ, contrato de locação, planta, entre outros.
Posteriormente, os bombeiros agendarão uma vistoria e solicitarão alguns atestados e laudos. Ao realizar a vistoria, os bombeiros poderão solicitar possíveis mudanças no condomínio que vão desde a simples instalação de luzes de emergência até modificações com custos maiores, como a instalação de um para-raios. Após as mudanças necessárias, é feita nova vistoria e, se tudo estiver certo, é emitido o AVCB, válido por cinco anos.
Conte com uma administradora de condomínio
O processo de emissão do AVCB pode ser um pouco demorado e um tanto quanto cansativo. E é aqui que entra a administradora de condomínio: para auxiliar o síndico com as tarefas burocráticas diárias. A administradora serve como um braço direito do síndico, ajudando-o a resolver as questões do condomínio para que todos permaneçam sempre seguros.
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