O elevador do condomínio deve ser tratado pelos moradores e visitantes tal qual a sua importância. Ele não é um lugar para brincadeiras e nem mesmo um espaço onde crianças e animaizinhos devem permanecer sozinhos.
Antigamente, prédios com poucos andares não tinham elevadores. Hoje em dia, eles se tornaram comuns e algumas torres possuem mais de um equipamento. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados importantes, como veremos a seguir.
Elevador em condomínio: respeito e bom senso são sempre úteis
Você já ouviu aquele ditado popular que diz: respeito e bom senso nunca saem de moda? Isso serve também para o elevador em condomínio.
Se você está com compras e o elevador está cheio, por exemplo, você precisa ter o bom senso de esperar a próxima volta. Se você está levando o lixo para fora, principalmente com resíduos orgânicos, e ele vasa no piso do elevador, você precisa ter a responsabilidade de voltar e limpar. O mesmo funciona caso o seu animalzinho faça alguma sujeira no chão.
Morar em comunidade demanda respeito e bom senso para com os demais, tanto para o uso do elevador quanto para outras atividades.
Regras para uso do elevador em condomínio
Todo condomínio precisa ter um regimento interno. Se o seu ainda não tem, é hora de convocar uma assembleia para redigi-lo. Nele devem conter todas as regras para uma boa convivência entre moradores, incluindo normas para o uso do elevador.
Vamos conhecer agora algumas das principais normas para o bom uso do elevador no condomínio onde você mora – é claro que você não precisa implementar todas elas de uma vez. Veja:
- Não deixe crianças menores de 12 anos sozinhas em elevadores;
- Ao chamar o elevador, evite ficar apertando o botão diversas vezes. O elevador não vai chegar mais rápido, isso apenas vai trazer danos ao equipamento;
- Se você está em frente a mais de um elevador, evite chamar dois ou mais ao mesmo tempo;
- Nunca impeça as portas dos elevadores de se fecharem;
- Antes de entrar no elevador, sempre verifique se ele está realmente no seu andar;
- Evite apertar o botão de emergência quando não houver necessidade;
- Antes de entrar no elevador, sempre observe a lotação ou peso máximo;
- Não pule ou faça brincadeiras dentro da cabine;
- Se você está esperando o elevador, espere as pessoas saírem antes de você entrar;
- Nunca fume dentro dos elevadores (e em outros ambientes fechados dentro do condomínio);
- Se você é síndico, verifique se existe a possibilidade de entrada de água no poço do elevador. Caso exista, faça as alterações necessárias para isso não acontecer;
- Nunca force as portas para elas abrirem ou fecharem;
- O síndico sempre deve garantir que as manutenções preventivas, preditivas e corretivas sejam realizadas em todos os elevadores.
Continue acompanhando o blog da ETHOS
Se você quer continuar a aprender mais sobre elevadores e outros assuntos relacionados a condomínio, continue acompanhando o blog da ETHOS. Todas as semanas trazemos informações completas para você!